sábado, janeiro 06, 2007

 

Juventude é Mentalidade


"olhe desculpe, o senhor. Esteve este jantar todo a ouvir-nos falar de temas recorrentes, sobre droga, alcool e sexo. Além de inumeros disparates que realizámos sobre influencia de qualquer uma destas forças maiores. Motivo pelo qual deve achar que somos umas crianças e que representamos tudo o que de pior que a juventude pode ofrecer. Mas sabe, nalgumas coisas eu recuso-me terminantemente a crescer. Pelo menos por agora. Sinto que se abdicar dessa enorme parte da minha vida que foi a imaturidade, minha de direito até hoje, me vou arrepender por tudo o que ainda não fiz. Esteja isso relacionado com drogas, alcool, sexo, ou com o puro vandalismo e mais uma série de asneiras que por uma questão de pudor não vou referir agora. E não me leve a mal! A verdade é que cresci bastante. Trabalho mais, sou mais responsável, mais organizada, até mais pontual! Mas nalgumas coisas... ainda não é o meu tempo.
- Sofres do Complexo de Peter-Pan! - acrescentou o inutil do costume.
- Nada disso, respodi. Mas sabes de um bom amigo nosso, 6 anos mais velho do que eu, e ainda mais apegado a tudo o que foi a nossa boa adolescencia.
- E achas que serás como ele?
- E se for? Nunca o critiquei. Para mim, O rapaz que está sempre guiandotomou opções não só válidas, como muito sábias. É como te disse.
É de minha sincera opção não crescer mais neste momento. E não nesses parametros. Vou fazer as minhas asneiras. As saídas disparatadas. As noites ás voltas, as aventuras e desventuras de um pequeno grupo de jovens que se delicia com a vida dessa maneira. Eu não estou pronta para desistir de tudo isto. E o senhor (que ainda nos ouvia atentamente) espero que não fique com má impressão nossa por tudo isto"

Ora, agora aconteceu algo verdadeiramente delicioso. O senhor advogado, o Dr André, que teria pelos seus 65 anos apenas disse "minha cara amiga, como é óbvio ninguém lho pede. Cada um tem os seus ritmos de crescimento, e o crescimento não é apenas pautado pelo ganho de uma sobriedade mórbida que por vezes parece caracterizar os "crescidos". É mais do que saudável.

Passado um bocadinho, entregaram uma imitação de incenso que todos os bebados da mesa comentaram ser parecido com droga, e que provavelmente deveriam queimar aquilo. Foram feitos N comentários e trocadilhos ácerca do assunto. Até que o nosso ilustre advogado de 65 anos diz "bem, mas isso é que produto? se for O Produto, pode ser que seja pedra. E aí sim, dá-vos uma granda pedra"
E logo a seguir convida o jovem Edmundo que tem 86 anos mais lúcido que o pedido e conta histórias aos jovens sobre a sua época.
Sempre detestei ouvir pessoas a mandar vir com os jovens. Que são a geração rasca, da merda, que só fazem asneiras, e que não ocupam o seu tempo com nada minimamente aproveitável. "Rasca é uma palavra gasta para uma geração vasta" diz o Sam the Kid. Numa musica homonima deste post. E a verdade, é que nestes momentos, sinto mesmo-me mesmo contente por saber que ainda há quem nos aprecie. Na nossa força e vigor. Juventude.
Sim, Juventude É Mentalidade. É a MINHA Mentalidade. Para sempre

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?