quinta-feira, setembro 21, 2006

 

Fake Indians? - Regresso 2

Mesmo assim, um pequeno promenor que me desgostou um pouco, ácerca de um país onde estive, foi a corrupção que se apoderou das culturas. Sim, leram bem, corrupção.
A cidade de esmaga-a-pila, ainda que pareça ocidentalizada, no seu dia a dia é complectamente diferente, com presenças constantes de uma religião que nada tem a ver com a "nossa" (ou deverei dizer a vossa?) e um povo que a segue e cumpre, um povo que contrariamente ao nosso, vive unicamente para servir, e nao para consumir (javardamente, á portuga) onde as ruas estão replectas de contrafacções, de pequenos negócios, onde não existe crime, e a prostituição, legal, respeitada e de qualidade (MAS EU NÃO EXPERIMENTEI) está aberta a partir das 8 da noite. Sentimos claramente que estamos noutro Mundo.
Ao viajar para o Norte, encntrei de seguida algo que nunca pensei ver. Uma excursão para visitar uma tribo indigena, que vivia segundo costumes milenares. E ao chegar á aldeia, e fiz um qualquer comentário sobre a tribo, a (o?) guia diz-me que na verdade aquela tribo não é verdadeira, que são um grupo de pessoas contratados para se vestirem de indigenas e atraírem turistas, passam o dia ali, e á noite dormem na cidade, revezamdo-se com outros.
Meu Deus, o que é isto? Indios falsos? Até que ponto chega o desejo de provocar curiosidade aos estrangeiros por aquilo que podemos ofrecer? Aqui em Portugal também podemos arranjar quarentonas a fingir, praias a fingir, cozido á Portuguesa a fingir, os ingleses podem mostrar uma contrafacção do bigben, os franceses da torre eifel, e os americanos da angelina jollie. Fez-se a exploração extrema do turismo, neste país, e por isso não levei a sério as outras tribos que visitei, supostamente sendo estes "indigenas autenticos". Por mais que os costumes e as tradições(as mulheres de pescoço alto, as mulheres com o lóbulo do ouvido gigante, o povo chinês que habita há mil anos naquela area) sejam originais e caracteristicas, logo extremamente intressantes, faz-me confusão até que ponto esse tipo de situação foi comercializada e capitalizada. É um exagero.
Quanto á situação que referi anteriormente, deixo-vos uma anedota

Diz um homem pa outro "Olá boa tarde. O que faz o senhor?
responde-lhe o outro "Boa tarde. Eu sou advogado. E o senhor?"
Diria o primeir "Eu sou Indio"




PS - Não é preciso rirem-se

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?